Deputado Dudimar Paxiuba agradece e elegia Ministro do Esporte pelos Centros de Iniciação do Esporte (CIE) assegurados à Itaituba e Santarém.

28/08/2013 21:18

O ministério de Esporte, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) está implantando em vários municípios os chamados Centros de Iniciação ao Esporte. Os municípios de Itaituba e Santarém no Oeste do Pará serão contemplados com dois desses centros.

O Deputado Dudimar Paxiuba (PSDB)/PA) em seu pronunciamento na Tribuna da Câmara nesta terça-feira agradeceu a iniciativa do Ministério do Esporte que “desenvolveu a concepção de Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2”.

Os Centros de Iniciação ao Esporte têm como objetivo a ampliação e oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, para incentivar a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras.

O projeto integra, num só espaço físico, atividades e prática esportiva voltada ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Os projetos de arquitetura e engenharia dos CIEs serão fornecidos pelo Ministério do Esporte aos municípios contemplados. O modelo compreende 01(um) Ginásio Poliesportivo com arquibancada para 195 pessoas, com área de apoio, administração, sala de professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, despensa, academia, sanitário público e pista de atletismo, necessitando para tanto de uma área de 7.000m² (sete mil metros quadrados) com área construída de 3.750m² (três mil setecentos e cinquenta quadrados).

Segundo do Deputado Dudimar Paxiuba, “No primeiro momento o Programa atenderá os municípios do Grupo I, dos quais os municípios de Santarém e Itaituba estão incluídos”.

“Essas duas cidades estão localizadas em áreas reconhecidamente de extrema vulnerabilidade social, onde as oportunidades para a prática esportiva, principalmente às crianças e adolescentes, são timidamente disponibilizadas pelo poder público, o que muitas vezes leva os habitantes a um estilo de vida sedentário, provocando distúrbios decorrentes da má alimentação, obesidade, estresse, doenças coronarianas, dentre outras causas”.

A prática regular de atividade esportiva serve como medida profilática que inibe problemas físicos e até problemas mentais, além de evitar que nossos jovens, em razão da ociosidade, enveredem por caminhos que os levem às práticas de atividades nada recomendáveis.

Para Dudimar Paxiuba, “Precisamos ofertar urgentemente aos nossos jovens e porque não a todos, praças e espaços públicos que possam oferecer condições às práticas das mais diversas modalidades esportivas”.

“A construção do Centro de Iniciação ao Esporte por suprir a falta do Estádio Olegário Furtado, destruído para a construção do Hospital Regional”.

“As práticas de atividades físicas servem como medidas que previnem acometimentos de doenças e é muito melhor e menos dispendioso e salutar prevenir do que remediar”.

E a sociedade desses dois municípios o parlamentar diz: “mais uma vez conclamo a população desses dois municípios – Itaituba e Santarém – a exercerem o controle social”. “É essencial o acompanhamento e a fiscalização da aplicação escorreita desses recursos públicos. Agindo desse modo estaremos auxiliando o poder público”.

E conclui seu pronunciamento dizendo: “Cumprimentando o governo federal em nome do Eminente Ministro do Esporte Aldo Rabelo, parabenizo o Prefeito de Santarém, Alexandre Von e a Prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, em nome da população desses dois queridos municípios, rogando a Deus que tudo transcorra na mais perfeita regularidade e que os jovens tapajoaras possam logo, logo, desfrutar desses complexos esportivos.

Lúcio Freire

Assessoria de comunicação